Apresentação

Histórico
 
No Século XXI rápidas inovações tecnológicas ocorrem, principalmente, no setor da saúde. O uso de tecnologia de comunicação e informação é uma oportunidade de proporcionar aprendizagem aos gestores e posicionar estrategicamente os serviços entre as organizações de saúde. Contudo, algumas áreas estão em descompasso com as transformações, a exemplo dos serviços de prontuário dos pacientes, arquivo médico, contas médicas, auditorias, os sistemas de informação, os setores de logística e compras, vigilância e segurança. Visando incrementar as práticas gerenciais nas organizações, é criada a Rede de Inovação e Aprendizagem em Gestão Hospitalar da Bahia (InovarH).
 
A Rede InovarH/Ba foi criada pela Portaria nº 1.773 de 28/07/2006 do Gabinete do Ministro da Saúde. Sua missão é apoiar o desenvolvimento e a difusão de práticas inovadoras de gestão e aprendizagem em organizações hospitalares, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado da Bahia. A Rede InovarH/Ba funciona na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (EAUFBA) e se insere no Grupo de Pesquisa Observa Políticas Públicas, credenciado no CNPq.
 
A Rede realiza pesquisas objetivando produzir conhecimentos e fortalecer a capacidade de gestão e inovação do SUS/Ba, assim como promove a capacitação permanente de trabalhadores do SUS, com o apoio institucional da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e dos Núcleos de Extensão e Pós-Graduação da EAUFBA, em parceria com o Ministério da Saúde (MS), Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e o Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS). 
 
A governança da InovarH/Ba é constituída por um Comitê Gestor, composto por coordenador e vice, representantes das organizações participantes: SESAB, COSEMS, Hospitais Públicos de Ensino na Bahia, discentes e docentes da UFBA.
 
Por se tratar de uma Rede apoiada institucionalmente pela OPAS, recebe acompanhamento técnico dos seus representantes, presta contas às agências de fomento à pesquisa, instituições financiadoras de projetos e à UFBA.
 
A Rede InovarH possui Termos de Adesão com mais de 30 hospitais públicos estaduais, centros de referências, Laboratório Central do Estado da Bahia, hospitais filantrópicos conveniados com o SUS, hospitais gerenciados por organizações sociais, Associação Baiana de Hospitais do Estado da Bahia (AHSEB), secretarias estaduais e municipais de saúde.
 
Visão
 
Promover suporte gerencial aos estabelecimentos assistenciais de saúde do Estado da Bahia.
 
Missão
  • Criar um espaço de compartilhamento de experiências realizadas entre os hospitais participantes da Rede;
  • difundir tecnologias de gestão e assistência hospitalar.
 
Objetivo geral
 
Fomentar a comunicação e a difusão de inovações gerenciais entre organizações prestadoras de serviços de saúde e sociedade civil, no estado da Bahia, fortalecendo vínculos necessários à melhoria contínua da qualidade e adoção de boas práticas de gestão nos serviços de saúde.
 
Objetivos específicos
 
  • Fomentar redes de aprendizagem e difundir práticas em gestão hospitalar;
  • difundir técnicas de gestão no setor de saúde;
  • dar visibilidade aos hospitais integrantes da Rede;
  • proporcionar a troca de melhores práticas; e,
  • disponibilizar meios de comunicação para a promoção institucional e aprendizagem dos integrantes da Rede.
 
Critérios de participação
 
Para um hospital participar da Rede:
 
a) utilizar, preferencialmente, alta tecnologia, e se comprometer com um programa regular de longo prazo voltado para o desenvolvimento e difusão de tecnologias de gestão e aprendizagem;
b) possuir conexão com a Internet;
c) possuir website
d) possuir profissional de referência para atender as necessidades da Rede;
e) ser conveniado com o SUS, no caso de hospitais filantrópicos.
 
Para centros educacionais de referência:
 
a) Tradição na oferta de atividades de ensino de pós-graduação em administração hospitalar;
b) possuir hospital universitário;
c) apresentar produção científica;
d) ter desenvolvido atividades de extensão voltadas para a área de saúde.