Apresentação

A Rede InovarH é composta por Hospitais e Centros Educacionais de Referência. No caso do Estado da Bahia, o Centro de Referência é a Universidade Federal da Bahia através das Escolas de Administração e Enfermagem e do Hospital Universitário Prof. Edgard Santos em Parceria com o CEFET.
 
O critério de participação do hospital na Rede é:
a) Hospitais, preferencialmente de alta tecnologia, e que se comprometam a estabelecer programa regular e de longo prazo voltados para o desenvolvimento e difusão de tecnologias de gestão e aprendizagem;
b) possuir conexão com a Internet;
c) possuir profissional de referência para atender as necessidades da rede;
d) possuir site;
e) ser conveniado com o SUS, no caso de hospitais filantrópicos.
 
O critério de participação dos centros educacionais de referência:
a) Tradição na oferta de atividades de ensino de Pós-graduação em administração hospitalar;
b) possuir hospital universitário;
c) apresentar produção científica na área;
d) ter desenvolvido atividades de extensão voltadas para a área de saúde.
 

Visão

 
Promover suporte gerencial aos estabelecimentos assistenciais de saúde do Estado da Bahia.
 

Missão

 
Criar um espaço de compartilhamento de experiências realizadas entre os hospitais participantes da Rede no Estado da Bahia;
Difundir tecnologias de gestão e assistência hospitalar mediante criação de um espaço para compartilhar.
 

Objetivo geral

 
Fomentar a comunicação e a difusão de inovações gerenciais entre organizações prestadoras de serviços de saúde e sociedade civil, no Estado da Bahia, fortalecendo vínculos necessários à melhoria contínua da qualidade e adoção de boas práticas de Gestão nos Serviços de Saúde.
 
Objetivos específicos
 
  • Fomentar redes de aprendizagem e difundir práticas em Gestão Hospitalar através do Portal;
  • difundir técnicas de gestão no setor de Saúde;
  • dar visibilidade aos Hospitais integrantes da Rede;
  • proporcionar a troca de melhores práticas; e,
  • disponibilizar meios de comunicação para a promoção institucional e aprendizagem dos integrantes da Rede.
 
O uso de tecnologia de comunicação e informação é uma oportunidade de proporcionar aprendizagem aos gestores hospitalares, e posicionar os serviços dos Hospitais integrantes estrategicamente entre as demais organizações de saúde, nos municípios baianos, nos Estados brasileiros, nos países latino-americanos, e em outros continentes.
 

Histórico

 
O Século XXI inicia com rápidas inovações tecnológicas em todas as áreas e principalmente no setor saúde. Contudo as áreas administrativas dos Hospitais públicos continuam atrasadas, haja vista o Prontuário dos Pacientes, o serviço de arquivo médico, as contas médicas, as auditorias, os sistemas de informação, os setores de logística e compras, vigilância e segurança. Estes parecem ter interrompido o seu desenvolvimento no Século XX. Buscando incrementar as práticas gerenciais nos hospitais, com vistas à melhoria da qualidade do atendimento e redução de custos é criada a Rede de Inovação e Aprendizagem em Gestão Hospitalar da Bahia (InovarH), da qual pode fazer parte todo hospital público e filantrópico conveniado com o SUS que tenha interesse em desenvolver práticas inovadoras de Gestão e participar do programa de aprendizagem em rede.