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dissertacao_comportamento_consumidor_hosp.pdf | 3.71 MB |
Diante da compreensão de que o sistema de saúde é composto por dois segmentos distintos, um público e outro privado, ou suplementar, defronta-se com a percepção da indefinição acerca de modelos que orientem o planejamento da distribuição espacial da oferta privada. Para o delineamento de um modelo de distribuição espacial das organizações privadas prestadoras de serviços de saúde, o conhecimento sobre o comportamento do consumidor de serviços de saúde apresenta-se como fator de grande relevância. O objetivo desse estudo é analisar o comportamento dos consumidores de serviços de saúde, prestados por organizações hospitalares privadas, em relação ao espaço geográfico. Sob esse objetivo, no desenvolvimento teórico dessa reflexão, o estudo aborda três dimensões relacionadas à organização hospitalar, a saber: sua inserção no sistema de saúde brasileiro; sua relação com o espaço geográfico; e a aplicação de conceitos mercadológicos na sua realidade. Cada uma das dimensões pesquisadas procura complementar a construção de um conhecimento que possibilite a melhor compreensão acerca do tema proposto. Na etapa empírica, estuda-se o caso de uma organização hospitalar privada, situada na cidade de Salvador, o Hospital Alpha. O estudo de caso é dividido em dois níveis analíticos. No primeiro, toma-se como unidade de análise a cidade de Salvador, considerando especificamente a oferta de serviços hospitalares, ou seja, o contexto mercadológico da cidade, através do mapeamento dos serviços existentes e de aspectos relacionados ao universo demandante destes. O segundo nível volta-se para caracterizar operacionalmente o Hospital Alpha e investigar sobre o comportamento dos seus usuários. Os resultados encontrados possibilitam a correlação dos aspectos levantados no capítulo teórico com os aspectos verificados na realidade do Hospital. A conclusão apresenta as distinções entre os diversos perfis de usuários atendidos na organização, tal como suas diferentes percepções e hábitos relacionados à questão espacial. Também são apresentadas evidências que demonstram as inter-relações existentes entre os principais atores do segmento suplementar de saúde e suas influências sobre o comportamento dos usuários. Palavras-chave: organização hospitalar, segmento suplementar de saúde, espaço geográfico, acessibilidade, localização, distribuição, marketing de serviços, comportamento do consumidor.